PERGUNTAS E RESPOSTAS
 
Bem Vindo, Visitante  Todos os Fórums
  CNABS
Enviar para a impressoraImprimir  Enviar e-mail para um amigoEnviar Para um Amigo
Precisa estar Logado

Subject Assunto:
CNAB mod2 com mais de um lote
Versão:
10
Plataforma:
Microsoft
Complemento:
DB:
SQL Server
Complemento:
brasil.2pe (anexo)
LinkedIn
Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário CHIARI CHIARI em 05/12/2011, 17:50 h
Local: SP  Registro: 25/05/2011  Postagens: 3
Boa tarde pessoal,
Alguém sabe como gerar um arquivo CNAB de remessa a pagar modelo 2 com mais de um lote no mesmo arquivo?
Estou desenvolvendo um CNAB 240 do Banco do Brasil, remessa a pagar de salários, que deve conter dois lotes, sendo um lote para o pagamento no próprio banco e o outro lote para DOC/TED. O 1° lote tem apenas o segmento A, o 2° lote tem os segmentos A e B.
Meu problema: O sistema deve gerar um único arquivo com todos os pagamentos separados por lote, porém os registros de segmentos são listados todos juntos.

Ex:
# HEADER DE ARQUIVO (Inicio)
> HEADER LOTE Pagamento (Inicio)
- Detalhes segmento A
>TRAILLER LOTE Pagamento (FIm)
>HEADER LOTE DOC/TED (Inicio)
- Detalhes A lote DOC/TED
- Detalhes B lote DOC/TED
>TRAILLER LOTE DOC/TED (FIm)
# TRAILLER DE ARQUIVO (FIM)

Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário LOBITSKY LOBITSKY em 05/12/2011, 19:48 h
Local: SP  Registro: 14/08/2005  Postagens: 3212
Baixe o exemplo da área de download

Att,
Rafael R.Lobitsky
Diretor de TI / Negocios
www.hfbr.com.br
www.helpfacil.com.br - Portal do conhecimento

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário CHIARI CHIARI em 06/12/2011, 09:29 h
Local: SP  Registro: 25/05/2011  Postagens: 3
Bom dia Rafael,
O arquivo que mais se aproximou é o "brasil.2pe" que contém um execblock (FIN003) que não sei se faz a montagem do arquivo ‘.rem‘ estruturado, mas mesmo assim não tem a estrutura para dois lotes definida com seus segmentos.
Será que esta chamada monta a estrutura de acordo com esta necessidade?
Alguém sabe onde posso encontrar este fonte FIN003?

Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário RNP RNP em 06/12/2011, 13:00 h
Local: PE  Registro: 14/09/2010  Postagens: 14
Eu também estou procurando este fonte FIN003, mas enquanto não encontro estou trabalhando sem ele mesmo. Alterei lá para .T. e o arquivo CNAB está sendo gerado normalmente. Vou enviar ao banco para verificar se está tudo ok.

Se alguem puder, envia para mim o fonte FIN003 também.

P.S.: Vou anexar para você o aquivo que estou trabalhando!

Obrigado,
Raphael Neves - raphael.rnp@gmail.com

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário LFJUNKER LFJUNKER em 06/12/2011, 14:59 h
Local: MG  Registro: 28/12/2010  Postagens: 20
O Arquivo de troca de informações entre Bancos e Empresas é composto de um registro header de arquivo, um ou mais lotes de Serviço/Produto e um registro trailer de arquivo, a estrutura fica assim:

Registro Header de Arquivo... "0000"

     Registro Header de Lote....... "0001"
            Registros de Detalhe...."0001"
     Registro Trailer de Lote......."0001"

     Registro Header de Lote....... "0002"
            Registros de Detalhe...."0002"
     Registro Trailer de Lote......."0002"

Registro Trailer de Arquivo... "9999"

Com a estrutura apresentada, um único arquivo pode conter vários lotes de Serviços/Produtos distintos. Este procedimento, que permite com que Empresas e Bancos consolidem em um só arquivo todas as informações que desejam trocar entre si.

Verifique que geralmente nas posições de "04 a 07" dos registros de HEADER E TRAILLER pede o LOTE DO SERVIÇO. Assim verifique a numeração da estrutura acima. E informe um numero distinto para cada Lote (0001, 0002, 0003, etc), porém todos estarão dentro do mesmo arquivo.

No seu caso:

# HEADER DE ARQUIVO (Inicio...........posição 04 a 07 preencher com "0000"
> HEADER LOTE Pagamento (Inicio)......posição 04 a 07 preencher com "0001"
- Detalhes segmento A.................posição 04 a 07 preencher com "0001"
>TRAILLER LOTE Pagamento (FIm)........posição 04 a 07 preencher com "0001"
>HEADER LOTE DOC/TED (Inicio).........posição 04 a 07 preencher com "0002"
- Detalhes A lote DOC/TED.............posição 04 a 07 preencher com "0002"
- Detalhes B lote DOC/TED.............posição 04 a 07 preencher com "0002"
>TRAILLER LOTE DOC/TED (FIm)..........posição 04 a 07 preencher com "0002"
# TRAILLER DE ARQUIVO (FIM)...........posição 04 a 07 preencher com "9999"

OBS.:

Geralmente as posições de header e trailer não costumam variar de um banco para o outro, porém pode acontecer. Desta forma verifique no layout fornecido pelo seu banco qual a posição correta do LOTE DO SERVIÇO.

A estrutura apresentada esta organizada, porém ao configurar no sistema costuma ficar fora de ordem, por exemplo o trailer antes do header. Porém isto não influenciará no resultado final.

Todas estas informações com certeza constam no layout do banco que você está utilizando para configurar o CNAB, desta forma leia o layout com atenção.

Abraço.
Leonardo F. Junker
leojunker@gmail.com

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário OGILBERTO OGILBERTO em 08/12/2011, 15:10 h
Local: SP  Registro: 14/02/2008  Postagens: 14
Pessoal, boa tarde.

Aproveitando a pergunta do colega CHIARI, estou aqui às voltas com uma CNAB do Banco do Brasil e na posição do Nr. Sequencial do Detalhe estou com uma duvida/problema.

Falanto do Registro Detalhe, Segmento "A" e Segmento "B", preciso preencher a posição posição 9 a 13 com "Começar com 00001 no primeiro registro detalhe do lote, e ir incrementando em 1 a cada nova linha de registro detalhe."

O que eu entendi é que:

-(Titulo1) Segmento "A"... posição 9 a 13 - 00001
-(Titulo1) Segmento "B"... posição 9 a 13 - 00002
-(Titulo2) Segmento "A"... posição 9 a 13 - 00003
-(Titulo2) Segmento "B"... posição 9 a 13 - 00004

Ou seja, para cada titulo eu tenho "A" e "B" e devo continuar a contagem.
Estou usando a função INCREMENTAL() , mas não está dando certo.
Quando chega novamente ao segmento "A" do próximo titulo ele repete o anterior "B".
Alguém sabe como posso criar um acumulador sequencial para resolver esse caso ?

Grato,

Gilberto


Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário JJMOURA JJMOURA em 08/12/2011, 17:07 h
Local: SP  Registro: 18/11/2011  Postagens: 3
Caros colegas, para a solução do incrementa() estou utilizando no Lote de serviço 004-007 coloque a variável NLOTCNAB2
e no Nr registro 009-013 coloque a variável NQTDLINLOTE+1
Certamente isto irá resolver o seu problema.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
Saúde, paz e sucesso!
Jose Moura
http://www.blogomoura.com/

Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário RNP RNP em 09/12/2011, 11:41 h
Local: PE  Registro: 14/09/2010  Postagens: 14
Pessoal, alguém tem um modelo CNAB do segmento A. É que o que tenho é do Segmento J e para mim não serve.

Obrigado!

Raphael Neves - raphael.rnp@gmail.com

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário FELIPELJ FELIPELJ em 14/12/2011, 14:48 h
Local: RS  Registro: 09/06/2009  Postagens: 5
JJMOURA, aqui funcionou essa sua dica, e para totalizar o TRAILER DE ARQUIVO E TRAILER DE LOTE que variaveis esta usando?

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário ACCESSRICA ACCESSRICA em 22/11/2013, 14:50 h
Local: SP  Registro: 15/01/2013  Postagens: 6
Tenta essa FNLINCNAB2()

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário ACAETANOBR ACAETANOBR em 13/12/2013, 11:02 h
Local: SP  Registro: 21/03/2012  Postagens: 30
Bom dia,

   Ja trabalho a algum tempo com programação ADVPL mas nunca utilizei o CNAB modelo 2.

   Alguém tem uma arquivo .2RE para me enviar para eu entender a lógica e criar a remessa para o Banco Sifra.

   Se tiverem deste banco melhor né (rs...)

Alexandre Caetano

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário TAIS.VIALI TAIS.VIALI em 26/12/2013, 19:22 h
Local: RS  Registro: 26/12/2013  Postagens: 4
Boa tarde, Pessoal:

Sobre o segmento A do cnab a pagar 240 posições Itau, estou com problemas na informação do CNPJ/CPF do favorecido. Na realidade se o fornecedor é pessoa física (CPF) o banco retorna com erro de estrutura dizendo que há campos não numéricos informados NA POSIÇÃO 204, isso por que o CPF tem menos caracteres que o CNPJ. Como faço para corrigir isso? Que variável devo usar no conteúdo dessa posição?

Obrigada.

Tais Viali

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário SIDNEYSSEO SIDNEYSSEO em 13/02/2014, 16:55 h
Local: SC  Registro: 13/02/2014  Postagens: 4
Tais,

A principio parece que faltou você preencher com zeros à esquerda, quando o fornecedor for pessoa física. Sendo assim, se você utilizar a função PADL(SA2->A2_CGC,14,"0"), deve resolver.

Att,

Sidney S. Seo

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário SIDNEYSSEO SIDNEYSSEO em 13/02/2014, 17:34 h
Local: SC  Registro: 13/02/2014  Postagens: 4
Acrescentando mais um detalhe... PADL(Alltrim(SA2->A2_CGC),14,"0")

Att,

Sidney S. Seo

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário WJB WJB em 05/07/2022, 11:17 h
Local: SP  Registro: 05/07/2022  Postagens: 1
Olá pessoal, estou precisando do arquivo CNAB mod 2 240 do Itau para mais de um lote, por exemplo, preciso enviar J/J52 do Itaú e também de outros bancos, além do A/B também.
Já tenho o arquivo parametrizado, porém não consigo unir os lotes no mesmo arquivo (headers do lote e detalhes na sequencia).
Obrigado!

Para postar no Fórum você precisa efetuar o seu login ou se registrar

 Mudar para Fórum

 

 

 
 
   
Pagina Principal Shopping PROTHEUS Tire suas duvidas Vagas Microsiga em todo Brasil Aprofunde seus conhecimentos Noticias Online Fale Conosco Pagina Principal